A fundação
(Oscar Marinho Falcão)
Em 1968, a partir de uma doação de 37.000 m² de terra feita pelo cacauicultor Oscar Marinho Falcão ao governador da Bahia na época, Antônio Carlos Magalhães, para a construção de uma Unidade Escolar de nível, 1ª à 5ª série, se ergueu uma escola, que mais tarde fora considerada uma das melhores escolas públicas da região. Essa então foi nomeada a partir de uma homenagem ao doador das terras, seu nome Centro Integrado Oscar Marinho Falcão.
Funcionando apenas com um prédio até então. Em 09 de junho de 1970 foi inaugurado outro prédio para o funcionamento do Ensino Fundamental.
Em 06 de julho de 1991 foi designada a professora Ana Carolina Nunes De Almeida como diretora geral. O quadro administrativo era composto de um diretor geral três vices e três assistentes.
As condições físicas do prédio eram de total abandono, o colégio estava em péssimas condições de uso. Diante dessas situações a diretora buscou junto a Secretaria de Educação do Estado de DIREC-7, medidas de extrema urgência para que deixasse a escola nas mínimas condições de trabalho e segurança.
Nesse período. O CIOMF teve sua construção dirigida pela coragem e competência de Ana Carolina.Dessa fusão edificou-se parte significativa da historia da Educação Regional.
.
.
• Direções:
1970 – 1976 → professora Edehilda Rodrigues de Oliveira
1977 – 1979 → professora Norma Assis
1989 – 1990 → professora Maria da Paz ferreira Gonçalves
1991 – 2006 → Ana Carolina Nunes de Almeida
2007 → Lindóia (direção provisóra)
2008 – 2009 → Adeildes (atual)
.
.
• A saga de Ana Carolina Nunes de Almeida
(Durantes 14 anos a história de um colégio se fundiu a história de uma grande mulher. Nesse período, o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão teve sua construção dirigida pela coragem e competência da professora Ana Carolina Nunes de Almeida. Dessa fusão edificou-se parte significativa da história da Educação Regional; Junho de 1991 - Janeiro de 2006 )
Dedicatória: Uma das mais competentes diretoras que passou pelo colégio, dedicou-se 15 anos de sua vida a essa instituição, com fibra e coragem transformou o CIOMF em uma das melhores instituições de ensino público.
Sabia lidar com os alunos como ninguém jamais na história desta instituição soube, com um relacionamento respeitoso, construiu laços de amizade.
Em seu regime, a escola recebeu vários títulos e troféus, sinal de sua enorme competência como educadora.
"A melhor entre os Grandes"
.
.
• A reconstrução do CIOMF
(Recuperado pelo governador do Estado da Bahia, Paulo Ganem Souto, tendo como secretário da educação Prof. Edilson Souto Freire e como diretor geral do CONESC o Engº Antonio Fernando Andrade Lim. / Itabuna - Ba. , Julho de 1995.)
0 comentários:
Postar um comentário