As drogas são todas e quaisquer substâncias, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões, além de também poder ser injetado através da pele.
No mundo atual, os jovens têm certa liberdade de escolhas, mas nem sempre essas escolhas são as mais certas possíveis. E uma dessas más escolhas é a opção pela utilização de drogas e substâncias prejudiciais ao nosso corpo.
A maioria dos jovens necessita de maturidade emocional, mesmo achando que não, eles não têm uma opinião formada sobre do que é bom ou ruim. Pois é na adolescência que começam procurar uma identidade própria, a descobrir o poder decisões, nessa fase procuram a respostas á pergunta como: quem sou eu? Por que estou aqui? Por que faço isso? Por que aconteceu isso comigo? É na adolescência que uma pessoa começa a descobrir a complexidade da vida, começa a criar seus conceitos das coisas do mundo, a entender o que é bom ou ruim, o bem e o mal, a vida e a morte.
Ás vezes com a chegada de mais responsabilidades, o medo de enfrentar as dificuldades e as frustrações e até a falta de mentalidade adulta, que muita das vezes acha que a tem, pode ser um caminho para se chegar ás drogas, mas não sabem o quanto são imaturos.
A utilização pelo jovem pode vir pela a vontade de experimentar (descobrir o novo), e mais ainda pelo modismo ao grupo pertencente. A vontade de ser reconhecido entre os indivíduos que o cerca. Esse então, mesmo sabendo que é prejudicial, para não ser visto como “diferente” aceita se envolver nesse mundo, que quanto mais se usa mais aumenta o vício.
Não só a família do viciado tem o papel de ajudá-lo a sair desse mundo, toda a sociedade como toda, tem o dever de ajudar a esse indivíduo, principalmente a comunidade escolar. É mais basicamente na escola que procuram e começam a conceituar as coisas da vida, a obter algumas respostas que até então eram desconhecidas.
O incentivo dos professores a pratica de atividades que mantenham a mente do individuo ocupada e longe do pensamento e do desejo de se drogar, pode ser um bom gesto de solidariedade e um enorme passo para que o jovem viciado a se dispersar das drogas. Alguns, e principalmente, esportes que envolva um trabalho em conjunto, pode levar a socialização e a interação deste ao mundo. Além de que, a escola pode ajudá-lo a identificar as boas e más companhias, os amigos que o querem livre dessa realidade e os que querem incentivá-lo a destruir-se ainda mais. E ajudá-lo na busca dos conceitos e respostas que procuram para que se tornem um adulto mais responsável.
O primeiro passo, quem deve dar é a sociedade, ajude os viciados. Você que é membro da comunidade, seja ela familiar, escolar, ou qualquer outra, faça a sua parte e seja solidário, sua colaboração pode transformar o mundo e a vida dessas pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário